Categories
Podcast Apenã

[#016] “A Literatura Devolveu Meu Nome”

Um pouco da história e de como o “se fazer poeta” devolveu o nome desse premiado escritor paraense, Airton Souza.

Esse mês a Campanha #LeiaNovosBR me incentivou a montar entrevistas especiais com pessoas ligadas ao mundo da literatura e que admiro muito. Começamos nossa participação na campanha com o sorteio do livro do nosso primeiro escritor entrevistado e estamos continuando com mais entrevistas e sorteios de livros.

Na conversa com o premiado escritor paraense Airton Souza trilhamos desde a sua infância difícil, passando pelos seus primeiros contatos com a literatura e chegando no momento em que ela, a literatura, devolveu seu nome. Nascido e criado em Marabá, no Sudeste do Pará, cidade onde ele mora até hoje, ele tem uma forte ligação com a região.

Mesmo com as dificuldades do caminho, ele se fez escritor. Só esse ano, ou melhor, entre o início do ano e o momento da entrevista, ele ganhou 10 prêmios! Com mais de 40 livros escritos, ele já tem 27 livros lançados e poemas traduzidos para espanhol, inglês e alemão.

Mas não o bastou o reconhecimento isolado, ele promove uma cultura viva por onde passa. Ele é um ativista cultural. Além de fazer parte da academia de letras do sul e sudeste paraense e de ter um trabalho forte com escolas da rede pública, ele também é ativo em projetos como o Tocaiunas e o Sarau da Lua Cheia, que envolve toda a comunidade .

Para abrilhantar ainda mais a passagem do Airton pelo Apenã, vamos também fazer um sorteio de dois livros de sua autoria, “A aranha Mariana e uma estória de amor” (livro Infantil) e o livro de poemas “Cortejo & outras begônias” (vencedor do Prêmio UFES de 2015).

____
Para participar do sorteio do dia 17/09/2017:
– Por facebook: Curtir a página e marcar 3 amigos no post relacionado à entrevista
www.facebook.com/ApenanPod/
– Por twitter: Seguir a página, dar um RT e marcar 3 amigos em um comentário no tweet:
twitter.com/ApenanPod/status/905666434226782208


Nos fale o que você achou desse texto deixando um comentário!
Nos encontre também nas redes sociais pelo 
Facebook ou Twitter
O nosso Podcast de entrevistas você encontra por aqui: 
SoundCloud
E o feed para você acompanhar todas as entrevistas é 
esse!

1 reply on “[#016] “A Literatura Devolveu Meu Nome””

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *