Categories
Podcast Apenã

[Papo Apenã #009] Agrodóia: Agricultura Regenerativa na Caatinga — Vilmar Luiz Lermen (Domingos Sávio)

Vamos plantar água!!

Na caatinga pernambucana, encontramos uma associação que é um exemplo de movimento regenerativo. Liderada pelo Vilmar Luiz Verner, a Agrodóia é um sistema agroflorestal que já conta com mais de 500 espécies de plantas. A área atrai turistas e pesquisadores.

Esse é o primeiro episódio que tivemos o Domingos Sávio como host, filho de agricultores familiares nordestinos, economista de formação, desde sua graduação tem se dedicado bastante a estudar agroecologia, permacultura, agricultura familiar, etc. O Apenã não poderia encontrar um melhor host para essa entrevista. A conversa aconteceu no Crato-CE, durante a EXPROAF, Exposição dos Produtos da Agricultura Familiar do Cariri, região que engloba parte do Ceará e do Pernambuco.

Vilmar Lermen (direita) ao lado de Ernst Götsch (esquerda), grande referência em sistemas agroflorestais.

Sistemas agroflorestais (SAF), ou agroflorestas, são sistemas que reúnem as culturas de importância agronômica em consórcio com a floresta, uma planta ajudando a outra a se desenvolver, produzindo alimento de forma sustentável e com manejo integrado com florestas naturais. Dessa forma, a produção de alimentos não só não polui o ambiente ao não utilizar venenos e químicos, mas também contribui com a preservação do solo, ajuda na conservação da fauna e da flora, colabora com a fertilidade daquele ambiente e aumenta a produtividade com o passar do tempo.

É muito comum ouvir a frase “vamos plantar água”, em referência a recuperação da área anteriormente degradada, passando até mesmo a aumentar a quantidade de chuva no local, mesmo se tratando de uma área degradada e que costumava enfrentar seca. Isso pode ser muito bem ilustrado com a experiência do Agrodoia, na caatinga pernambucana. Outros exemplos famosos desse tipo de agricultura podem ser observados com o trabalho do Ernst Götsch, na Bahia e práticas na Fazenda da Toca, do Pedro Paulo Diniz, em São Paulo.

Agrodóia.

O exemplo da Agrodóia nos motiva e traz uma esperança real e ativa, de levantarmos as mangas e trabalharmos para o Amanhã Ambientalmente Regenerativo que precisamos construir.

A regeneração ambiental é uma das chaves para enfrentarmos o Caos Climático que se apresenta. Essa regeneração só vai realmente acontecer se levarmos em conta também a sociedade que nos envolve, trabalhando em conjunto com a comunidade.

Curso ministrado por Vilmar


Nos fale o que você achou desse texto deixando um comentário!
Nos encontre também nas redes sociais pelo 
Facebook ou Twitter
Você pode colaborar com a gente via 
PadrimPatreon ou PicPay
O nosso Podcast você encontra em vários apps, 
SoundCloudDeezer e Spotify, etc!
E o feed para você acompanhar todas as entrevistas é 
esse!

3 replies on “[Papo Apenã #009] Agrodóia: Agricultura Regenerativa na Caatinga — Vilmar Luiz Lermen (Domingos Sávio)”

Parabéns para vcs pelo trabalho de divulgaçao tao necessario!. O Vilmar , que conheci num curso ano passado na fazenda Ouro Fino, é um grande exmplo de vida e trabalho.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *